Ponto de referência do Rio, a Igreja de N. S. da Penha de França fica no alto de um penhasco, no bairro da Penha, situado na Zona Norte da cidade. Com sua tradicional festa dedicada à padroeira, a igreja da Penha tem grande importância religiosa e cultural para o Rio.
Sua construção data do século XVII e um milagre teria originado a 1ª capela ali erguida. Ao ser atacado por uma serpente, o proprietário das terras Baltazar de Abreu Cardoso rogou à Nossa Senhora que o salvasse. Quando um lagarto apareceu para “lutar” com a cobra, ele conseguiu fugir; grato pelo milagre, ergueu no local uma pequena capela dedicada à Nossa Senhora (que foi depois reformada diversas vezes e, desde 2016, tornou-se Basílica Santuário da Penha).
Outro milagre teria impulsionado a construção de sua escadaria, em 1819. Em 1817, um casal teria subido à Penha para pedir um filho à padroeira; o bebê veio no ano seguinte e o casal, em agradecimento, mandou construir as escadas, que têm 382 degraus e não 365, como muitos pensam.
Todas essas histórias conferem grande importância religiosa para quem sobe os degraus para pagar promessas e assistir às missas. Já a importância cultural fica por conta de sua tradicional festa, que é uma das mais antigas e populares do Rio. Até os anos 1920, era na festa da Penha que compositores de samba apresentavam suas novas canções. Esse era o “termômetro” que determinava se um samba seria sucesso no carnaval do ano seguinte. Assim, grandes nomes do samba, como Donga, Pixinguinha e Cartola eram frequentadores assíduos da festa da Penha.
As centenas de romeiros que compareciam às cerimônias religiosas da manhã também aproveitavam a parte “profana”, que acontecia na parte da tarde durante todos os fins de semana de outubro.
Mesmo sem o peso cultural de antigamente, a festa continua acontecendo, seguindo o mesmo modelo: cerimônias religiosas de manhã e festejos populares à tarde. A vista do alto do penhasco é um espetáculo à parte. Lá de cima é possível ver várias partes da cidade e só por isso, já vale a pena a visita!