Hélio Euclides é jornalista e editor do jornal Maré de Notícias. Nasceu em 1974, no Hospital Geral de Bonsucesso, com sua família morando no Parque Maré e vivenciou o Projeto Rio ainda criança, tendo sido removido para Vila Pinheiro. Embora não more mais na Maré, e sim num bairro próximo, através do Maré de Notícias, Hélio Euclides acompanha o cotidiano dos moradores da Maré, as mudanças, as ações e programas do Estados as mobilizações políticas, os eventos e as visões dos moradores sobre todos esses fatos e processos:
“Eu olho para minha filha e ela viveu pouco na Maré, mas ela tem um carinho pela Maré. Quando a gente fala assim: ‘vamos pra Maré’. O Pinheiro, para ela… ela tem uma emoção. Então acho que isso eu passei para ela, entendeu? Eu ando em Ramos, poucas pessoas me conhecem. Mas eu ando na Maré com ela, ela fala: “Papai, você fala com quase todo mundo, isso é muito legal’”.
Por conta da presença de seus familiares e amigos no território, Hélio diz ter medo por eles por conta dos frequentes episódios de violência ocorridos por conta das operações de segurança na Maré:
Então, eu tenho uma preocupação muito forte, que não é uma isenção, não é uma coisa assim, de que está acontecendo no bairro Maré e eu tô em outro bairro e não tenho nada a ver. Tenho uma preocupação com os amigos, tenho preocupação com os familiares, tenho preocupação com a Redes, tenho preocupação com tudo que a gente tem, essa vivência né? Eu acho que é um cordão umbilical que não vai se romper.