Rio Memórias é um espaço virtual com a proposta de resgatar e valorizar a história e a cultura do Rio de Janeiro. Buscamos contar e recontar a grande história conhecida e tantas vezes esquecida e fazer ecoar vozes silenciadas, lugares e pessoas desaparecidas, de um passado recente e um passado remoto.
Nossas galerias contam a história da cidade sem seguir uma ordem cronológica para que os visitantes possam construir suas próprias narrativas. Destacamos memórias afetivas pouco convencionais como a fala dos ambulantes nos trens cariocas, o “olha o mate”, o som dos tiroteios e o barulho da bolinha de frescobol, trazemos novamente à tona a história do Amarildo, da destruição do Palácio Monroe, a burburinho da praça Saens Peña em seus áureos tempos.
Queremos celebrar a diversidade e a complexidade da cultura carioca, do Charme ao Funk, do Cristo Redentor ao Bispo do Rosário, das praias aos piscinões, tudo junto misturado, convivendo lado a lado, não uma cidade partida, mas uma cidade plural que se reinventa a cada dia, driblando a realidade para sobreviver.
São histórias que refletem o espírito e a cultura do Rio, esperamos que cada carioca se reconheça nelas.
Acesse aqui nosso relatório de 2022.
O Rio Memórias Educa foi concebido a partir da constatação da importância em desenvolver ações presenciais e virtuais direcionadas para o público jovem, principalmente para os estudantes. Os jovens são os maiores agentes de transformação e acreditamos ser necessário atuar de uma forma mais direta para engajá-los no movimento de resgate, valorização da história do Rio.
Para transformar a realidade à nossa volta, é preciso primeiro conhecer a história, como chegamos até aqui, quais foram as nossas escolhas no passado que nos fizeram trilhar esse caminho, que circunstâncias e acontecimentos nos levaram a situação que estamos hoje.
O Rio Memórias Educa conta com diversas ações focadas na cultura e na história do Rio e nas possibilidades de mudança a partir do conhecimento.
As atividades são:
Acreditamos que atividades lúdicas, aulas de campo e pesquisas no bairro e na cidade se apresentam como novas metodologias de construção do conhecimento, estimulando competências de leituras e interpretações, bem como de resolução de problemas.
As atividades aqui propostas pretendem contribuir diretamente para uma melhor distribuição do conhecimento histórico e cultural