Autoras: Libmy da Costa, Thalyta Netto, Maria Júlia Saraiva da Rosa Camillo e Sophia Carlson.
A Praça Montese, localizada em Marechal Hermes, é um ponto de encontro de histórias. Conhecida por ser um ambiente familiar e constituir um polo gastronômico, desde 1913 a Praça Montese é a porta de entrada e faz parte de muitos caminhos que se cruzam pelo bairro.
No dia 1° de outubro de 2019, a partir do projeto de lei n° 1543, a região composta pela praça XV de Novembro, avenida General Osvaldo Cordeiro de Farias, rua João Vicente e praça Montese foi reconhecido como um polo gastronômico do Rio de janeiro, e esta denominação é utilizada como referência para o local.
A Justificativa? O bairro possui importância histórica para o Rio de Janeiro e também para o Brasil. O destaque, além do acervo arquitetônico, é a grande circulação de pessoas de diversos lugares que vão para Marechal por conta de sua gastronomia.
Também é na Praça Montese que está localizado o busto de Marechal Hermes da Fonseca, presidente do Brasil e fundador do bairro de Marechal. Em 2011 o busto foi retirado para a reconstrução da praça, que durou cerca de 3 anos, segundo alguns moradores.
Em 2021 o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou a revitalização do entorno do teatro Armando Gonzaga e das praças Montese e XV de Novembro.
Entretanto é importante que a essência do local seja preservada para que, mesmo com as modificações, seja possível reconhecer a história de Marechal, que foi o primeiro bairro proletário do Brasil.
Estabelecimentos como a pastelaria e pizzaria Lux, estão localizados nas proximidades da Praça Montese e, segundo um de seus atendentes, a região é um bom local para se viver, visitar e interagir. O entrevistado também contou que os alunos da FAETEC, do campus de Marechal Hermes, costumavam frequentar a pizzaria para algumas festividades e também para realizar trabalhos. Ele contou, também, que quando realizavam os famosos trotes, os alunos iam par a Lux para descansar.
O bairro não sofreu muitas mudanças estruturais e graças à conservação de seus detalhes arquitetônicos, ele já foi cenário de novelas como “Além do Horizonte”, de Carlos Gregório e Marcos Bernstein, e filmes como “Chuvas de Verão”. de Cacá Diegues.
Infelizmente, com o passar do tempo a Praça perdeu seu brilho. A pandemia de Covid-19 acentuou essa perda, porque está mais difícil encontrar os senhores que antes jogavam damas e baralho e os grupos de jovens que costumavam frequentá-la. Mas aos poucos, tudo está voltando ao normal. Os moradores pedem uma revitalização da praça, desejosos de virar a página e começar uma nova história.
Consideramos a praça Montese como o ponto de encontro de Marechal Hermes, por onde todos passam ou passarão, mesmo sem conhecer sua história. Ela interliga lugares e pessoas que transitam pelo bairro e, por isso, dizemos que a Praça Montese tornou-se um elo de histórias.