Construído em 1925, para abrigar a sede da Companhia Nacional de Seguros de Vida Sul América, o Edifício Galeria está situado na rua da Quitanda e ocupa uma das quadras mais nobres do centro do Rio.
Foi projetado por dois arquitetos famosos, o francês Joseph Gire e Robert Prentice. Além da beleza arquitetônica, a dupla prezou por um sistema de segurança supermoderno para a época.
Gire foi um profissional muito ativo e importante no Rio do início do século XX, tendo sido responsável por numerosos prédios e residências que se tornaram marcos da paisagem urbana carioca, entre ele, o Hotel Glória, o Edifício A Noite, o Hotel Copacabana Palace e o Palácio Laranjeiras.
O complexo, que ocupa hoje todo o quarteirão, foi construído em diversas fases e resultou de um remembramento de 27 lotes da quadra. A segunda fase foi inaugurada em 1931, e a quinta e última em 1953. Em 2009, o prédio foi comprado por uma empresa americana e foi reformado para abrigar um complexo de escritórios, lojas e restaurantes. Teve sua arquitetura e aspectos históricos preservados, como o relógio que adorna a fachada e as obras de arte do escultor Leão Veloso. A porta do antigo cofre pode ser vista no andar térreo do imóvel.